Importação de Dados



Para facilitar seu uso, o Tropics permite a importação de arquivos padrão Excel, texto ou conexões diretas com bancos de dados relacionais de outros sistemas, (Oracle®, Microsoft SQL Server®, Access®, entre outros), evitando a redigitação de dados.

Além disso, o sistema possui uma interface API para integração direta com qualquer sistema.

Podem ser importados dados dos endereços dos clientes ou locais de atendimento, das solicitações ou pedidos das cargas, informações dos veículos a serem utilizados, bem como de rotas já existentes. A importação efetua todas as consistências de dados necessárias, a fim de garantir a qualidade e integridade das informações.

Na importação podem ser definidos valores padrões para parâmetros não existentes na base de dados corporativa, como tempos de parada e horários de atendimento.

As configurações de formatos dos arquivos ou nomes de campos de fontes externas é totalmente flexível, podendo ser definidos diferentes padrões de fontes de dados, facilitando a importação rotineira.





Eficiente Localização de Endereços



O Tropics utiliza mapas de ruas ou rodovias digitais vetoriais, que permite, através dos endereços (ruas e/ou CEP, número e bairro) dos locais da operação logística, mapear seus clientes e centros de distribuição de forma rápida e automatizada.

Para isso, é utilizado um eficiente algoritmo de localização espacial de endereços com tratamento fonético, eliminando erros de digitação que possam existir.

Informações complementares de CEP, bairros e municípios são empregadas para refinar a busca no caso de ambiguidades, mas o sistema é inteligente para tratar endereços incompletos ou com erros de grafia.





Prazos e Agendamentos



O Tropics gerencia tabela de prazo (lead time) por transportador, tipo de operação, perfil de carga, origem e região ou município de destino. Estes prazos são utilizados para programação das viagens.

Também é possível fazer o agendamento de atendimentos definindo data e horário de acordo com a preferência do cliente, visando minimizar atendimentos frustrados. A roteirização e o monitoramento considerarão estas datas e horários para planejar e acompanhar os serviços. O agendamento também pode ser feito para programar “a partir” ou “após” uma data.





Alocação de Bases e Transbordos



O Tropics também pode auxiliar no planejamento de locais de transbordo para demandas de transporte. O algoritmo escolhe, para cada demanda, o que é mais vantajoso em termos de custo, entre o atendimento direto entre a origem e destino da viagem, ou o uso de centros de consolidação de cargas ou pontos de transbordo para separar os deslocamentos entre coleta, transferência e distribuição. Cada uma destas pernas de deslocamentos é posteriormente tratada na roteirização para consolidação de rotas com atribuição do perfil de veículo mais adequado.





Programação de Solicitações e Encaixes



Além da roteirização automática de um conjunto de demanda para formação de rotas, o Tropics também oferece comandos para encaixar solicitações de transporte em rotas já existentes. Este recurso é muito útil para demandas de última hora ou atendimento de devoluções, por exemplo, utilizando viagens já em andamento.

Neste caso, o sistema escolhe a melhor rota para encaixe, bem como a melhor posição na rota, a fim de minimizar os deslocamentos adicionais e obedecendo regras de capacidade do veículo, janelas de horários dos outros atendimentos e limites de jornada. É possível ignorar estas restrições em casos excepcionais ou mesmo criar rotas novas para atendimento exclusivo.